Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Entrevista com Durão

por argonautas, em 12.01.17

Entrevistas "Guerra da Cal" - Carlos Durão

Na sequência da organização do primeiro Colóquio-homenagem a Ernesto Guerra da Cal (11 e 12 de outubro, em Compostela), a Academia Galega da Língua Portuguesa, fiel à missão de promover o estudo da língua da Galiza (o português da Galiza) e a defesa da unidade da língua portuguesa, teve a feliz iniciativa de avançar com a publicação em linha do ciclo de entrevistas "Guerra da Cal" - realizadas a participantes no Colóquio.

Anteriormente publicámos as entrevistas da AGLP com o professor Joel Gomes, com o professor Xosé Luís Franco Grande, com o investigador José Luís do Pico Orjais e com o professor Enric Ucelay-Da Cal.

A entrevista "Guerra da Cal" de hoje é com o professor Carlos Durão.

O professor Carlos Durão, que no Colóquio apresentou a palestra "Guerra da Cal entre nós", conta como conheceu Guerra da Cal, da amizade que criaram e como privaram em londres.

Carlos Durão, que participa ativamente na elaboração do Léxico da Galiza para a inclusão no Vocabulário Ortográfico Comum da língua portuguesa, explicou também outros aspectos da vida londrina como emigrante galego, como eram as emissões da BBC em galego e o Grupo de Trabalho Galego de Londres. Também deu a sua visão do silenciamento de Guerra da Cal nos meios oficiais da Galiza, e falou da importância da sua obra como impulsora do reintegracionismo atual.

Autoria e outros dados (tags, etc)